ENCONTRO DA PASTORAL DOS SURDOS NO RS - Regional Sul 3.
Luis Fernando Tavares[1]
Com alegria, realizamos no dia 31 de julho de 2010, o Encontro da Pastoral dos Surdos do Estado do Rio Grande do Sul nas dependências da Casa Mãe das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e na Escola para Surdos Frei Pacífico, em Porto Alegre. Vieram em torno de 70 pessoas entre surdos e ouvintes das diversas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
Deu se a abertura dos trabalhos com a motivação inicial, oração e boas vindas aos participantes; organizada por Ir.ª Jaqueline Pagote CIFA.
Como convidado especial esteve conosco o Pe. Wilson Czaia (2.º Pe. Surdo ordenado no Brasil – Responsável pela Pastoral da Pessoa com deficiência da Paróquia Nossa Senhora da Ternura – Curitiba / PR), que com seu testemunho de vida proferiu a palestra na parte da manhã sobre: “A Espiritualidade dos Surdos que acontece na Pastoral dos Surdos ao exemplo de Jesus Cristo”.
Ao meio dia confraternizamos um saboroso almoço nas dependências da Escola Frei Pacífico, organizado e servido por Ir.ª Mª de Lurdes Becker CIFA e demais colaboradoras.
Na parte da tarde retornamos as atividades com a palestra sobre: “A importância de vivermos e atuarmos em comunidade”, organizada e apresentada por Luis Fernando Tavares.
Após as palestras, todos os participantes organizaram se em grupos, dinamizando e preparando a liturgia; assim a Celebração Eucarística tornou se o ponto culminante de nosso encontro, sendo celebrada por Pe. Wilson Czaia em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Igreja de Santo Antonio do Partenon.
No dia 01 de Agosto, a equipe da Pastoral dos Surdos de Porto Alegre e de Novo Hamburgo acompanharam o Pe. Wilson Czaia até a cidade de Canoas, onde celebrou a missa em Libras (acompanhado de Intérprete que fazia a tradução aos ouvintes) com surdos e ouvintes na Igreja de São Pio X no bairro Mathias Velho.
Realmente foram dias de partilha, alegria, relação fraterna e testemunho do projeto de Jesus Cristo que a Pastoral dos Surdos do RS procura desenvolver nas comunidades nestes 25 anos de existência.
Um agradecimento especial a todos que de uma forma ou outra se fizeram presentes em nosso Encontro. Com certeza todos são muito especiais.
Agradecimento ao Pe. Wilson Czaia que veio da cidade de Curitiba – PR, trazendo nos a experiência e o testemunho de sua dedicação e amor à causa do Evangelho de Cristo.
Às Irmãs da Congregação de Nossa Senhora Aparecida, que se dedicam à missão de evangelização com os surdos, que sejam abençoadas e reconhecidas como verdadeiro testemunho de Paz e Bem.
Agradecer ao Bom Deus por tudo que nos fez ver e reconhecer nestes dias de encontro. E dizer Obrigado Senhor!
“Depois que Cristo ressuscitou, não temos mais direito de sermos tristes” (Dom Hélder Câmara)
[1] Luis Fernando L. Tavares é Tradutor/Intérprete de Libras na Pastoral dos Surdos de Porto Alegre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário