VENHA PARTICIPAR CONOSCO: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON
RUA LUIS DE CAMÕES, 35 - PORTO ALEGRE-RS







ENCONTROS: 1º, 2º e 3º SÁBADO DO MÊS ÀS 14:00hs no Centro de Pastoral Frei Pacífico



CATEQUESE EUCARÍSTIA E CRISMA: ÀS 5ª FEIRA no Centro de Pastoral Frei Pacífico



MISSA COM INTÉRPRETE:
TODOS OS DOMINGOS AS 18:30hs - NA IGREJA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON





ENTRE EM CONTATO CONOSCO: http://www.cifa.org.br/
pastoraldosurdo@gmail.com
face: Pastoraldosurdorgs



sexta-feira, 1 de abril de 2011

5º SEMINÁRIO NACIONAL DE CATEQUESE E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - CNBB


Estiveram reunidos, na Casa de Retiros Santa Fé, no Estado de São Paulo, 130 participantes para aprofundar o tema - "A Igreja e a pessoa com Deficiência" e o lema: "Levanta-te e anda". Surdos dos Regionais presentes: Sul 1, Sul 2, Leste 1 e Nordeste 3 - eram 15 surdos, sendo 2 Coordenadores Regionais: Florianópolis e Rio de Janeiro. A Coordenação Nacional está quase completa; apenas Dom Celso e Jurandir não puderam participar. Eram 11 sacerdotes e 1 diácono. Dom Eugênio Rixen - Presidente da Comissão Episcopal Biblico- Catequética esteve os 3 dias convivendo e partilhando... Muitas entrevistas foram concedidas a duas redes de Televisão. Está previsto em 2013, o 6º Seminário Nacional de Catequese junto à pessoa com deficiência. O ambiente de amizade e de fraternidade foram vivenciados em todos os momentos: cadeirantes, cegos, paralisados cerebrais, ouvintes, videntes, surdos, pessoas com deficiência intelectual. Era uma verdadeira família. Cada um ajudava para que o outro estivesse feliz.




Veja entrevista sobre o Seminario:

Um comentário:

cesarBacchim disse...

A CNBB está atenta e cuidando da formação dos catequistas.
É importante estudar os documentos da Igreja Católica que nos orienta e nos dá pistas para agir.
Não adianta reclamar que não há material de catequese. a Pastoral dos Surdos não tem um conteúdo diferente que a Igreja nos oferece. Portanto, cada catequista surdo deve conhecer a realidade dos surdos da sua Comunidade (bairro, cidade, região) e assim, adequar àquela realidade.
O 5º Seminário foi mais um convidado à participação e à ação dentro da Igreja. Parabéns aos surdos que participaram do evento.