VENHA PARTICIPAR CONOSCO: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON
RUA LUIS DE CAMÕES, 35 - PORTO ALEGRE-RS







ENCONTROS: 1º, 2º e 3º SÁBADO DO MÊS ÀS 14:00hs no Centro de Pastoral Frei Pacífico



CATEQUESE EUCARÍSTIA E CRISMA: ÀS 5ª FEIRA no Centro de Pastoral Frei Pacífico



MISSA COM INTÉRPRETE:
TODOS OS DOMINGOS AS 18:30hs - NA IGREJA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON





ENTRE EM CONTATO CONOSCO: http://www.cifa.org.br/
pastoraldosurdo@gmail.com
face: Pastoraldosurdorgs



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PASTORAL DOS SURDOS DE CANOAS/RS - PARÓQUIA SÃO PIO X

Queridos amigos surdos e ouvintes de todo o Brasil, somos da Pastoral dos Surdos de Canoas/RS, com alegria, entusiasmo e na busca da fé em Jesus Cristo nos reunimos aos sábados a tarde para nossos encontros de catequese e participação da Missa (com Intérprete de Libras).
Convidamos a todos os surdos interessados a participarem desta caminhada conosco:
Onde: Paróquia São Pio X, Avenida Rio Grande do Sul, 414 (perto da Estação do Trensurb/ Mathias Velho – em frente a praça)Mathias Velho - Canoas/RS Telefone: (51) 3476-4879.
Informações com a Catequista/Intérprete de Libras Dayse Bonifácio - Fone (51) 98829925
Abraço fraterno a todos!
Comunidade Católica dos Surdos de Canoas/RS

sábado, 9 de outubro de 2010

FREI JOÃO LUIS ANDRADE OFM cap - ASSESSOR REFERÊNCIA DA PASTORAL DOS SURDOS NA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE/RS


Caros Amigos, Lideranças e Agentes de Pastoral; Surdos e Ouvintes! Saudações fraternas!
É com imensa alegria que comunicamos a todos uma realidade que nos dá muita alegria! Após reunião em Agosto/2010 com nosso Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings explicando da importância de termos um Assessor Referência na Arquidiocese, participando e informando o clero sobre os trabalhos pastorais com os surdos, solicitamos para que
Dom Dadeus atendesse nosso pedido contatando o Frei Álvaro Morés OFMcap - Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos no RS.
Pela indicação das lideranças da Pastoral de Porto Alegre foi sugerido o Frei João Luis Andrade OFM cap, recebendo autorização para tal através de seus superiores da OFM capuchinhos a partir de Outubro de 2010.
Frei João Luis tem acompanhado o trabalho da Pastoral com zelo e carinho para com os surdos, ardoroso estudante da Libras (Lingua Brasileira de Sinais), atuando nas Celebrações Eucaristicas, ministrando os Sacramentos e sendo um verdadeiro amigo e irmão dos surdos e ouvintes da Pastoral dos surdos em Porto Alegre/RS.
Atualmente Frei João Luis está atuando como Vigário Paroquial na Igreja de Santo Antônio do Partenon, sito a rua Luis de Camões, 35 Porto Alegre;
Telefone para contato: (51) 3217-7461
Rezemos ao Senhor da Messe para que estas noticias se espalhem nas demais dioceses do RS, para que possamos ter mais sacerdotes, religiosos e religiosas assumindo como Assessores Referência a frente da Pastoral do Surdo em suas dioceses.
Fonte: Luis Fernando L. Tavares - Tradutor/Intérprete de Libras - Porto Alegre

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PASTORAL DOS SURDOS DE CANOAS/RS - COMUNIDADE SÃO PIO X.

Somos a comunidade da Pastoral dos Surdos do município de Canoas - Bairro Mathias Velho/RS nos encontramos aos sábados para os encontros de catequese, partilha, teatro, atividades socio educativas em sintonia com a nossa Paróquia de São Pio X.
Esta foto foi no dia 01/08/2010 onde celebramos a Eucaristia com nossos queridos amigos: Frei Irineu Trentin OFMcap , Pe. Wilson Czaia (sacerdote surdo).
Os encontros estão sendo dinamizados pela catequista Dayse.
Nosso forte abraço a todos surdos e ouvintes que realizam este belo trabalho nas demais comunidades do RS.

DOM CELSO ANTONIO MARCHIORI - ASSESSOR NACIONAL DA PASTORAL DOS SURDOS DO BRASIL



A nomeação de Dom Celso Antonio Marchiori - Bispo da Diocese de Apucarana (Paraná ) foi feita por Dom Geraldo Lyrio, presidente da CNBB, na sexta-feira dia 01/09/2010, através da carta endereçada ao secretário nacional.
Foi com muita esperança que recebemos a notícia.
Muitos surdos já foram comunicados e a Equipe Nacional fez contatos com Dom Celso, nessa manhã de 3ª feira.
Esta nomeação é fruto do esforço de todos, pois desde janeiro desse ano, no 15º ENAPAS/5º ENCICAT, em Feira de Santana (BA) que solicitamos um bispo que nos acompanhasse em nosso caminhada de Igreja.
A CNBB, muito prontamente nos atendeu, depois do Encontro do Coordenador José Carlos com Dom Dimas, em Brasília, em setembro deste ano.
Estamos com contato com Dom Celso para providenciarmos a primeira reunião com a Equipe Nacional.
Pedimos a todos os surdos que rezem para que Dom Celso seja o nosso Bom Pastor, tendo como Mestre, Jesus Cristo.
Agradecemos a Dom Geraldo e a Dom Dimas, pelo empenho e efetiva ação pastoral aos surdos católicos.
Informou:
Equipe Nacional






segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COORDENADOR NACIONAL DA PASTORAL DOS SURDOS ENCONTRA-SE COM DOM DIMAS LARA , SECRETÁRIO -GERAL DA CNBB.

O Coordenador Nacional da Pastoral dos Surdos, José Carlos de Oliveira esteve em Brasília no mês de setembro/2010 para uma primeira Reunião com o Secretário Geral da CNBB - Dom Dimas Lara. Ele foi acompanhado do intérprete de Libras Márcio Ferri Dutra.
Foi recebido com alegria e muita esperança por Dom Dimas que afirmou “acreditar na força e no bonito testemunho que os surdos mostram dentro da Igreja.”
Diversos assuntos foram tratados com Dom Dimas. Um deles foi o pedido de termos um Bispo assessor para a Pastoral dos Surdos, em nível nacional.
Todos devem se lembrar que foi enviada uma carta em Março ao Conselho Permanente da CNBB com o nome de Dom Itamar Vian, arcebispo de Feira de Santana/BA para ser o nosso assessor, mas ele não aceitou por ter muitos outros compromissos. Isso nos foi comunicado no mês de setembro.
Dom Dimas acolheu o nosso pedido e ficou de solicitar a algum bispo que tenha afinidade e conhecimento da pastoral para assumir o cargo. Vamos rezar para uma boa indicação.
Agradecemos o gesto tão acolhedor de Pastor de Dom Dimas e o respeito à caminhada da Pastoral no Brasil e ao nosso jeito de ser e comunicar (identidade surda).
Fonte: José Carlos de Oliveira (Coordenador Nacional da Pastoral)

domingo, 3 de outubro de 2010

PASTORAL DO SURDO INSERIDA NO SITE DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE / RS


Caros Amigos, Lideranças e Agentes de Pastoral.. Saudações Fraternas!
É com imensa alegria que comunico a todos vocês uma novidade que nos dá muita alegria! Fomos convidados a fazer parte do site oficial da Arquidiocese de Porto Alegre e que com muita estima fomos acolhidos no sentido de divulgar nosso trabalho entre os surdos da Arquidiocese, através da Assessoria de Comunicação da mesma.
Rezemos ao Senhor da Messe para que nossas atividades cheguem as demais dioceses do RS, para que possamos ter mais sacerdotes assumindo como Assessores Referência na Pastoral do Surdo.
Visite o site de nossa Arquidiocese: http://www.arquidiocesepoa.org.br
Fraterno abraço à todos na Paz e no Bem!!!
Luis Fernando L. Tavares - Tradutor /Interprete de Libras - Porto Alegre/RS

ESCOLA FREI PACIFICO - Educação para Surdos - COMEMORAÇÃO DOS 54 ANOS !


“ Quando Deus nos confia à uma missão Ele também nos concede os meios para realizá-la”

Ir.ª Fátima Chaparro CIFA

E assim chegamos ao Qüinquagésimo quarto aniversário de Fundação da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico no dia 24 de Setembro, mas Celebrado com a Comunidade Escolar e amigos no dia 28 de Setembro.
Foi um momento familiar e festivo, onde relembramos um pouco de nossa história, nossos desafios, conquistas e também nossos sonhos.
Frei João Luiz Andrade, Assessor Eclesiástico da Pastoral do Surdo, presidiu a Celebração da Missa, onde foi trazida a memória de Ir. Stelamaris Maria e os frutos que a Escola produziu ao longo dos 54 anos de trabalho e dedicação a Educação de Surdos.
O momento festivo seguiu com atividades para alunos e Pais ou responsáveis que os acompanhavam e amigos que se fizeram presente. Ao meio dia foi servido o almoço e depois os Alunos da Educação infantil apagaram a velinha dos 54 anos.
Foi um momento de muita gratidão as pessoas que nos acompanharam nessa trajetória, as que hoje conosco constroem a história e também, porque não, já gratidão àquelas que ainda irão chegar a nossa Escola para somar carisma a nossa Missão.
E gratidão ao Deus da Vida que nos deu esta Missão Especial e nos acompanha em cada dia, em cada preocupação e em cada conquista...
Abraço carinhoso a Tod@s que de forma direta ou indireta estiveram e estão conosco.
Que o Deus da Vida abençoe a cada um e os faça felizes.
“ A criança antes de ser surda é criança” ( Madre Clara)

ESCOLA FREI PACIFICO COMEMORA 54 ANOS