VENHA PARTICIPAR CONOSCO: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON
RUA LUIS DE CAMÕES, 35 - PORTO ALEGRE-RS







ENCONTROS: 1º, 2º e 3º SÁBADO DO MÊS ÀS 14:00hs no Centro de Pastoral Frei Pacífico



CATEQUESE EUCARÍSTIA E CRISMA: ÀS 5ª FEIRA no Centro de Pastoral Frei Pacífico



MISSA COM INTÉRPRETE:
TODOS OS DOMINGOS AS 18:30hs - NA IGREJA SANTO ANTÔNIO DO PARTENON





ENTRE EM CONTATO CONOSCO: http://www.cifa.org.br/
pastoraldosurdo@gmail.com
face: Pastoraldosurdorgs



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PASTORAL DOS SURDOS DO RS_ENCONTRO

ENCONTRO DA PASTORAL DOS SURDOS NO RS - Regional Sul 3.

Luis Fernando Tavares[1]

Com alegria, realizamos no dia 31 de julho de 2010, o Encontro da Pastoral dos Surdos do Estado do Rio Grande do Sul nas dependências da Casa Mãe das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e na Escola para Surdos Frei Pacífico, em Porto Alegre. Vieram em torno de 70 pessoas entre surdos e ouvintes das diversas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
Deu se a abertura dos trabalhos com a motivação inicial, oração e boas vindas aos participantes; organizada por Ir.ª Jaqueline Pagote CIFA.
Como convidado especial esteve conosco o Pe. Wilson Czaia (2.º Pe. Surdo ordenado no Brasil – Responsável pela Pastoral da Pessoa com deficiência da Paróquia Nossa Senhora da Ternura – Curitiba / PR), que com seu testemunho de vida proferiu a palestra na parte da manhã sobre: “A Espiritualidade dos Surdos que acontece na Pastoral dos Surdos ao exemplo de Jesus Cristo”.
Ao meio dia confraternizamos um saboroso almoço nas dependências da Escola Frei Pacífico, organizado e servido por Ir.ª Mª de Lurdes Becker CIFA e demais colaboradoras.
Na parte da tarde retornamos as atividades com a palestra sobre: “A importância de vivermos e atuarmos em comunidade”, organizada e apresentada por Luis Fernando Tavares.
Após as palestras, todos os participantes organizaram se em grupos, dinamizando e preparando a liturgia; assim a Celebração Eucarística tornou se o ponto culminante de nosso encontro, sendo celebrada por Pe. Wilson Czaia em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Igreja de Santo Antonio do Partenon.
No dia 01 de Agosto, a equipe da Pastoral dos Surdos de Porto Alegre e de Novo Hamburgo acompanharam o Pe. Wilson Czaia até a cidade de Canoas, onde celebrou a missa em Libras (acompanhado de Intérprete que fazia a tradução aos ouvintes) com surdos e ouvintes na Igreja de São Pio X no bairro Mathias Velho.
Realmente foram dias de partilha, alegria, relação fraterna e testemunho do projeto de Jesus Cristo que a Pastoral dos Surdos do RS procura desenvolver nas comunidades nestes 25 anos de existência.
Um agradecimento especial a todos que de uma forma ou outra se fizeram presentes em nosso Encontro. Com certeza todos são muito especiais.
Agradecimento ao Pe. Wilson Czaia que veio da cidade de Curitiba – PR, trazendo nos a experiência e o testemunho de sua dedicação e amor à causa do Evangelho de Cristo.
Às Irmãs da Congregação de Nossa Senhora Aparecida, que se dedicam à missão de evangelização com os surdos, que sejam abençoadas e reconhecidas como verdadeiro testemunho de Paz e Bem.
Agradecer ao Bom Deus por tudo que nos fez ver e reconhecer nestes dias de encontro. E dizer Obrigado Senhor!
“Depois que Cristo ressuscitou, não temos mais direito de sermos tristes” (Dom Hélder Câmara)
[1] Luis Fernando L. Tavares é Tradutor/Intérprete de Libras na Pastoral dos Surdos de Porto Alegre.

Grupo de Jovens de POA reflete sobre VOCAÇÃO

No Dia 14 de Agosto de 2010, os Jovens Surdos de POA tiveram um momento muito rico de conhecimento e partilha sobre a vocação especifica que cada pessoa é chamada a viver e a importância de perceber o chamado de Deus para segui-lo. O momento foi dinamizado pela Ir. Lidiane Cavaler, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Congregação das Irmãs Franciscanas Aparecida, com o apoio da professora Maria Elisabete Magalhães.

Em frente Juventude!!! Deus espera o melhor de cada um!!!